Saúde
O que é pior: Dormir com fome ou comer à noite?
Compartilhe:
Comer ou não comer, eis a questão? De acordo com os especialistas, a resposta não é assim tão simples. “Para um bom sono, é melhor não dormir com muita fome ou muito cheio”, explica a nutricionista norte-americana Lisa Moskovitz. É difícil conseguir adormecer quando não consegue deixar de pensar no ‘buraco’ que tem no estômago. Contudo, alimentar-se muito tarde pode provocar danos no corpo.
“Comer antes de dormir causa má digestão, inchaço e sono inadequado. Consequentemente, tudo isso resulta em baixos níveis de energia e fadiga”, diz. Além disso, com o passar do tempo, noites mal dormidas facilitam o ganho de peso.
Então, o que devo fazer?
Para descobrir, meça a fome que sente numa escala de um a 10. Um significa que está satisfeito e 10 está com muita fome. “Se está acima de seis, é melhor comer um snack antes de dormir. Opte por algum que tenha menos de 200 calorias”, sublinha Moskovitz.
Se classificar a vontade de comer em cinco ou menos, “beba um copo de água ou um chá e vá dormir”, acrescenta. “Normalmente a vontade de comer após o jantar não é causada por uma fome de verdade, mas por tédio ou stress”.
Porém, se realmente sente fome à noite, opte por ingerir um alimento integral e de baixas calorias como uma torrada integral, cereais com bastantes fibras e poucos açúcares ou um iogurte magro (fonte de proteína). “Hidratos de carbono integrais ajudam a libertar serotonina no cérebro, o que faz com que se sinta calmo e pronto para ir dormir”, conclui Moskovitz.